Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de abril de 2011

WEBQUEST

Webquest


Tema: Comunicação vai além de jornal, rádio e televisão

Introdução
Os meios de comunicação estão presentes em nossas vidas diariamente, existem vários meios e formas de comunicação e informação. A Comunicação vai além de jornal, rádio e televisão. Nos comunicamos desde que acordamos até a hora que vamos dormir. Contudo a comunicação acontece através da fala, da escrita, dos sons, dos gestos, do telefone móvel ou fixo, do computador (internet) e outros. È possível trabalhar com as crianças na sala de aula fazendo uso desses meios de comunicação a despertar o interessa dessas crianças?
Tarefa
A construção acontecerá em 5 etapas
Primeira etapa: Assistir telejornais, e leitura de jornais. 
Segunda etapa: Criar um jornal.
Terceira Etapa: Avaliação de noticias da semana:
Quarta etapa: Visitar uma emissora de TV da cidade:
Quinta etapa: Construção de um jornal:
Desafio
Fazer uma análise crítica das noticias e informações que são veiculadas na mídia no cotidiano e elaborar uma ferramenta de comunicação que tenha o perfil dos discentes, fazendo uso da fala dos alunos. Nesse momento o aluno é o autor da construção, do seu próprio conhecimento.
Processo
Primeira etapa: A turma deve assistir telejornais, ouvir notícias transmitidas pelas rádios e ler jornais impressos. Analisar as diversas noticias e informações encontradas nos meios de comunicação de massa. 
Segunda etapa: Criar um jornal da turma e da escola com representante de outras turmas:
Terceira Etapa: Fazer uma aula por semana para avaliar as noticiais da semana apresentadas na mídia:
Quarta etapa: Visitar uma emissora de TV da cidade:
Quinta etapa: Construir um jornal usando o computador.
Recursos
Para realização as etapas proposta os participantes deverão fazer uso de: rádio, jornais impressos, papel, caderno, lápis, computador, pessoas, biblioteca, livros, ônibus e etc.
Avaliação
Avaliar o comportamento, empenho, participação e interesse dos participantes, bem como, das noticiais pesquisadas e também das produzidas pela turma. A avaliação deve ser construída dentro do processo educativo na evolução pedagógica acerca do produto final (o jornal) no espaço escolar, assim como a validade desses para o desenvolvimento de toda a comunidade escolar. Tal avaliação caberá a alunos, professores, coordenação pedagógica e da equipe gestora.
Conclusão
Espero que esta Webquest sirva de suporte para o despertar da motivação e interesse dos profissionais de educação entre outros, para trabalhar com o tema em questão, bem como, para pesquisa e auto aprendizado, visando a alargamento de conhecimentos, articulando idéias, conservando e valorizando o urso dos diversos meios e formas de comunicação e informação de massa. Numa perspectiva de analise sempre.   

Créditos
Geane A.F.Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário